quinta-feira , 23 maio 2019
 

Como fazer um bom currículo

Para quem está procurando uma recolocação no mercado de trabalho ou até mesmo buscando um novo emprego, será necessário aprender como fazer um bom currículo para conseguir destaque perante tanta concorrência.

Seu currículo deverá ser um resumo da sua história profissional, demonstrando todos seus esforços e conquistas para chegar à sua carreira atual, todas as suas qualificações e tudo que consta em seu perfil profissional que agregará valor para a empresa.

Para construir um currículo de qualidade será necessário levar em consideração alguns pontos básicos, porém muito importante que fará toda a diferença, coerência, verdade, simplicidade, qualificação e eficiência.

Após ler essa artigo, aproveite para ler também:
• Vocação: Como reconhecer a minha?
• Primeiro emprego – As melhores dicas de como conseguir

• Entrevista de emprego: Tudo o que você precisa saber

A melhor maneira de como fazer um bom currículo de forma muito simples.

Menos é mais

A simplicidade será o seu maior aliado. Os recrutadores recebem muitos currículos todos os dias, portanto não elabore estruturas difíceis para ser examinadas, não faça textos enormes, aponte suas qualidades em tópicos de forma que torne uma leitura dinâmica, fazendo isso será mais fácil de seu currículo ganhar destaque e ser chamado para uma entrevista.

Qualificação

Busque sempre melhorar o seu currículo. Não é porque você acabou de se formar que nunca mais precisará estudar, muito pelo contrário, hoje em dia uma graduação é básica, portanto para ter um currículo de qualidade e chamar a atenção dos recrutadores, será necessário muito estudo.

Isto é valido para todas as áreas e todos os tipos de cursos, como os cursos livres e técnicos, não apenas graduação. O que importa e estar sempre evoluindo.

Como fazer um bom currículo

Ter referências sempre ajuda

Ter referências sempre irá ajudar, porém quando são significativas. No final do seu currículo coloque referências com quem você já trabalhou, porém de preferências para pessoas de cargos elevados e para empresas renomadas, serão muito bem vistas pelos recrutadores.

Experiências

Esta parte é crucial, pois é nas suas experiências que o recrutador avaliará se o seu perfil está de acordo com o perfil da vaga em aberto. Portanto para que não fique algo muito cansativo, destaque suas ultimas três empresas, e separe suas tarefas em tópicos, sempre moldando seu currículo de acordo com a vaga.

Por exemplo, quando você verificou a existência da vaga e nela constam conhecimentos de informática, você deverá relatar em tópicos também as suas experiências com informática em cada empresa.

Estrutura

Elabore uma estrutura que facilite a leitura do recrutador, não coloque muitos textos, facilitando uma leitura de forma dinâmica.

Caso seu currículo fique muito poluído, ele será descartado, pois cada recrutador recebe muito outros para ler todos os dias.

Revisão

Esta é uma das principais partes da elaboração de um currículo. Revise quantas vezes forem necessárias, pois pode ter certeza, erros de português podem custar a sua vaga. Alguns erros podem demonstrar que você não escreve muito bem, e apenas o fato de ter o erro demonstra que você não revisou, automaticamente demonstrando que não está muito preocupado em conseguir o emprego.

Modelo de estrutura básica

Veja agora um dos modelos simples, práticos e interessantes para aprovação de um recrutador dividido em tópicos.

  • Cabeçalho: Coloque seus dados pessoais, como os contatos, nome, idade e endereço. Nada de colocar numeração de documentos.
  • Seu objetivo: Aqui você deverá colocar o que busca na empresa, qual função, qual conhecimento, qual área, o que quer desenvolver.
  • Suas qualificações: Fale sobre você, suas características, seus talentos que ajudarão na empresa.
  • Formação: Fale sobre suas formações, faculdades, cursos técnicos.
  • Conhecimentos técnicos: Sistemas que você domina, conhecimentos técnicos dobre a sua área, tudo que você domina que será relevante para o desenvolvimento do trabalho e que também é um diferencial.
  • Experiência: Onde você já trabalhou, por quanto tempo em cada empresa, quais as funções que exercia e quais as tarefas e rotinas.
  • Outras Informações: Tudo o que você achar que será relevante para a empresa.

Agora que você já sabe como fazer um bom currículo, comece logo a elaborar, pois a cada dia mais vagas estão surgindo e os mais preparados serão os contratados.

 

error: Content is protected !!