domingo , 18 novembro 2018
 

Meditação guiada: Vantagens e desvantagens

Parar por alguns instantes para acalmar a nossa mente nem sempre é  possível diante de um cotidiano cada vez mais conturbado. Uma dica é fazer uso da meditação guiada.

Por isso, recorrer a alguns recursos tecnológicos para nos ajudar a meditar pode ser uma excelente alternativa. Neste artigo, vamos falar um pouco sobre as vantagens e desvantagens da meditação guiada comparada à meditação normal.

Após ler este artigo, aproveite para ler também:
Como controlar o nervosismo
 Emprego: Quais vantagens de ser empregado
 Coaching pessoal: Ótima forma de atingir uma evolução

O que é meditação?

A meditação é uma técnica milenar que nos permite acalmar a mente e entrar em contato com algo mais profundo. É uma ferramenta de autoconhecimento, muito utilizada por mestres ao redor do mundo.

Meditação guiada

Porém, como não é uma tarefa fácil, uma vez que a dificuldade de concentração pode ser complicada, a meditação guiada surgiu como uma nova ferramenta, e que tem sido muito valiosa.

Se você anda se sentindo muito estressado, com dificuldades para dormir e até mesmo ansioso, aprender como meditar certamente irá ajudá-lo nesta fase conturbada.

Equilibrar emoções e se conectar com o seu eu interior. Esses são apenas alguns dos benefícios da meditação guiada, a prática ideal para quem ainda não tem experiência e quer começar.

Benefícios comprovados cientificamente

De acordo com pesquisadores de diversas universidades importantes ao redor do mundo, como Harvad, Usp, Columbia, Stanford, Ucla, entre outras, a meditação tem benefícios comprovados, atuando no sistema psiconeuroimunoendocrino, ajudando seu corpo a mudar o padrão de funcionamento de diferentes órgãos.

Ao aprender a meditação, irá notar seus batimentos cardíacos diminuírem, assim como a pressão sanguínea. Por isso, para pessoas que sofrem de pressão alta, aprender a meditar é uma excelente alternativa.

 

A meditação guiada também modifica também o padrão das ondas cerebrais, e você poderá reprogramar a mente, sentindo uma espécie de êxtase interior e exterior.

Outro lado muito positivo da meditação é que você pode praticá-la em qualquer lugar, seja na praia, na montanha, no silêncio do seu quarto. Assim, poderá desfrutar da paz, felicidade, compaixão, sensação de bem estar, e uma melhor lucidez para tomar decisões e agir melhor na vida como um todo.

Pessoas que meditam costuma enfatizar que a meditação permite se conectar com o todo, pois quando a nossa mente se aquieta através da meditação guiada, ela inibe a produção de adrenalina e cortisol, que são os hormônios associados ao estresse, ansiedade, falta de concentração, entre outros.

Através da meditação, como você pode observar, conseguimos diminuir os hormônios prejudiciais e aumentar os hormônios do bem, como por exemplo, a endorfina, serotonina e dopamina.

Se livre de sensações ruins como:
• Ansiedade
• Estresse
• Depressão
• Síndrome do pânico

Vantagens e desvantagens da meditação guiada

Bem, para que você possa compreender melhor, a meditação guiada nada mais do que um estímulo para que possamos entrar em estado de calma e silenciar a mente.

Como no início os praticantes sentem maior dificuldade de “não pensar em nada”, a meditação guiada veio para tentar ajudar nessa empreitada rumo ao conhecimento do seu eu interior.

Através dela, você poderá entrar no eixo novamente para conseguir ter uma vida mais plena e desfrutar de boa saúde.

Existem diferentes tipos de meditação guiada, que podem ser através de um guia que induz o indivíduo a imaginar qualidade, ou a visualizar locais, sentir o corpo, entre outros. O mais importante é focar nas suas sensações, respirando calmamente para conseguir se concentrar.

É fácil, não, no começo não é. Mas existem muitos aplicativos que você pode baixar para fazer a meditação guiada.

A única desvantagem de usar apenas a meditação guiada é que você poderá ficar um pouco preso a esta ferramenta, não conseguindo praticar a meditação em qualquer lugar sem estiver seu celular ou tablete, por exemplo.

Como você pode ver, a meditação guiada é ótima para quem está começando e precisa de um apoio para se concentrar. Porém, conforme você for adquirindo experiência, poderá alternar entre os tipos de meditação e, assim, receber todos os benefícios.

error: Content is protected !!