terça-feira , 21 agosto 2018
 

Perguntas mais frequentes em entrevistas de emprego

Separamos uma lista com algumas perguntas mais frequentes em entrevistas de emprego. Assim você poderá se preparar melhor, que tal?

 Se você já tem alguma experiência no mercado de trabalho, sabe que as entrevistas de emprego podem ser bem variadas, das mais tensas em grupos imensos até aquelas mais relaxadas, em um café próximo da empresa que você pretende trabalhar. Independentemente do modelo adotado, inevitavelmente existem algumas perguntas  mais frequentes em entrevistas de emprego. Por isso, ir precavido é o melhor que você pode fazer para pleitear de verdade a vaga.

Após ler esse artigo, aproveite para ler também:
• Dicas para se dar bem na entrevista de emprego
• Coaching Profissional: Descubra como alavancar sua carreira
• Vocação: Como reconhecer a minha?

Perguntas mais frequentes em entrevistas de emprego?

Algumas perguntas  mais frequentes em entrevistas de emprego

Perguntas pessoais

Entre as perguntas mais frequentes em entrevistas de emprego, as de cunho pessoal são as mais comuns. São daquelas perguntas que o entrevistador faz com o intuito de traçar um perfil geral do candidato. Quais são os seus pontos fortes e fracos? O que você se vê fazendo daqui a cinco anos? Qual seria o emprego dos seus sonhos? O que você procura ao vir se candidatar à essa vaga? Por que deveríamos contratá-lo?

Algumas delas podem parecer bem óbvias, como a última citada, mas por favor, não responda “ganhar dinheiro”, por mais que essa seja sua única intenção momentânea. Sinceridade total nessa parte da entrevista não é nem o que o entrevistador deseja, mas ideias bem organizadas e projetos que mostrem que você procura algo mais do que pagar pelos últimos boletos vencidos.

Não é muito fácil autodefinir-se, sabemos bem disso, mas é importante evitar os clichês. Perfeccionista como defeito, por exemplo, é um daqueles devemos passar longe, acho que você já tem ciência disso. Dê prioridade a algum defeito e virtude que são aplicados ao ambiente de trabalho. Timidez e senso de responsabilidade apurado, por exemplo, podem ser respostas dentro do contexto.

Sobre o passado – perguntas mais frequentes em entrevistas de emprego

Vá estudado sobre o que você fez nos últimos anos, com destaque evidente ao que é relevante para a vaga. Se o papo com o entrevistador estiver bom, é possível que você mude um pouco o foco, deixando o que é de mais importante para a vaga de lado e, sem querer, passe a contar algumas experiências pessoais não tão relevantes assim à função.

Por que você largou o último emprego? Qual o motivo dessa pausa durante essa época de sua vida? Quais foram os momentos de destaque durante a sua graduação? Como era o ambiente no último local em que trabalhou? Essas são perguntas mais frequentes em entrevista de emprego, sem sombra de dúvidas.

Não criticar ex-chefes e colegas é um dos segredos, assim como procurar ser bem específico durante a elucidação de suas conquistas e feitos passados. Deixe guardado na manga algum fracasso, e como você vem atuando para situações como aquela não ocorram mais.

Perguntas específicas

É a fase principal em uma entrevista de emprego. Se você tiver todo o seu currículo na cabeça e ideias brilhantes para o futuro, ótimo, agora, contarão muito pouco se você não tiver muita noção sobre a função que quer exercer.

Nesse caso, o teor da conversa varia de área para área de atuação, a essência é essa: Estude e se prepare para mostrar que você sabe exatamente para o que está se candidatando. Se o entrevistador perceber que você chegou ali meio que por acaso, a chance de obter sucesso depois dessas perguntas na entrevista de emprego diminui bastante. Curta e continue por aqui no portal para descobrir um pouco mais sobre o habitat corporativo.

Viu, agora você já sabe as perguntas mais frequentes em entrevista de emprego. É só se preparar e conquistar aquela tão sonhada vaga.

 
error: Content is protected !!