domingo , 18 novembro 2018
 

Dicas para se dar bem na entrevista de emprego

Para ajudar você a superar todos os possíveis problemas em um processo seletivo, veja agora as principais dicas para se dar bem na entrevista de emprego.

Para conseguir um emprego é necessário ser bem qualificado, ter um bom currículo, com boas experiências e às vezes até umas indicações. Isso tudo será útil apenas se você conseguir boas dicas para se dar bem na entrevista de emprego.

Muitos fatores podem atrapalhar na hora de uma entrevista de emprego, principalmente quando se trata de uma entrevista em grupo, sendo o nervosismo e o medo de falar em público como os principais motivos.

Após ler esse artigo, aproveite para ler também:
• Coaching Profissional: Descubra como alavancar sua carreira
 
Vocação: Como reconhecer a minha?
Primeiro emprego – As melhores dicas de como conseguir

Principais dicas para se dar bem na entrevista de emprego.

Pesquise sobre a empresa

Verifique o site da empresa, notícias na internet, o essencial é colher o maior número de informações possíveis sobre a empresa. Com isso você terá embasamentos para questionamentos e chegará mais preparado no dia da entrevista.

Dicas para se dar bem na entrevista de emprego

Entenda seu currículo

Você deverá saber e entender todo o seu currículo, nem que para isso seja preciso decorar. Lembre-se o currículo é a sua história profissional, quando o recrutador tiver uma dúvida, está dúvida deverá ser apenas dele, e não sua também. Portanto saiba responder todas as perguntas sobre a sua trajetória profissional.

Nunca minta

Qualquer tipo de mentira ou mesmo que seja aumentar alguma coisa será muito arriscado. Pode ter certeza, no momento em que ocorrer algum deslize e você se contradizer, é o fim de sua entrevista e de sua chance de conseguir a vaga. Os recrutadores fazem muitas entrevistas diariamente todos os dias, portanto não será muito difícil identificar uma mentira boba.

 

Roupa

Você está indo para uma entrevista de emprego, não para uma balada, portanto quanto mais discreto melhor. Necessariamente você não precisa colocar uma gravata, verifique onde é a empresa, qual o ramo de atuação e veja como os funcionários se vestem.

Postura

Tome muito cuidado com gírias e palavrões, a linguagem corporal também deve ser analisada. Mantenha uma boa postura na cadeira e contato visual com o recrutador.

Questões básicas

Existem muitas questões que sempre aparecem nas entrevistas de emprego, é muito importante você saber responder todas elas facilmente.

Como, fala-me sobre você, pontos fortes, pontos negativos, porque escolheu esta área, por que deveríamos te contatar, como está a sua carreira até o momento, o que busca para o futuro.

Preste atenção desde o começo

Não faça com que o recrutador tenha que repetir as perguntas por você estar no mundo da lua, e muito menos demonstre isto para ele. Caso contrário não tem motivos para continuar na entrevista.

Faça perguntas significativas

Demonstre seu interesse em entender mais sobre a empresa. Elabore algumas perguntas bem criativas em casa, demonstre que você pesquisou sobre a empresa e quer saber mais sobre o seu funcionamento.

Pergunte quais os próximos objetivos, o que a empresa está buscando e onde você poderá ajudar.

Mostre que está confiante e empolgado com esta oportunidade

Mesmo sabendo que ainda é um processo seletivo, mostre que está muito confiante em ser aprovado. As perguntas certas irão fazer toda a diferença, portanto agora esqueça os pontos desagradáveis.

Final da entrevista

Agradeça o entrevistador pela oportunidade e coloque-se a disposição para futuras dúvidas.

Caso você tenha percebido uma abertura maior com o recrutador, também é possível verificar um feedback sobre a entrevista, assim poderá ficar mais tranqüilo com o resultado final.

Agora ficou muito mais fácil para se dar bem em uma entrevista de emprego. Saiba o máximo possível sobre a empresa, leia muito o seu currículo e saiba contar a sua história profissional. Não se esqueça da discrição em suas roupas, postura e educação. Com tudo isso você estará sempre um passo na frente dos demais candidatos.

error: Content is protected !!